Petiscos é o nome do meio de Ana Novais, que estaria longe de imaginar que este se tornaria uma alcunha pessoal, quando, há mais de uma década, criou a marca Petiscos e Miminhos.

Para nós, é a Pesticos, ou Pestisquini, amiga e companheira, em quem reconhecemos um espírito de empreendedora, coragem, curiosidade e a frontalidade que tanto apreciamos.

Não sabemos ao certo quando e como conhecemos a Ana Novais, mas a sua relação com a CRU data mesmo do seu primeiro dia, tendo sido a responsável pelo catering de inauguração, em Fevereiro de 2012. Desde então, até 2016, foi nossa parceira de eventos, nos quais apresentava os seus petiscos, passando, ainda, por ser uma das residentes do nosso cowork.

A formação em Cenografia foi, decerto, um ingrediente precioso para o cuidado e a estética com que sempre apresentou os seus petiscos em caterings que preparava para centenas de pessoas diariamente, quer em celebrações privadas ou conferências públicas.

Ainda assim, teve tempo para se dedicar a uma pós graduação em Gestão Hoteleira na ESEIG em 2013, viveu em Milão enquanto aprendia os segredos da pastelaria e, finalmente, completou uma especialização em Digital Marketing na EDIT, em 2019.

A fotografia esteve constantemente presente no seu percurso, tornando-se cada vez mais marcante nas suas redes sociais. Assim, natural e gradualmente, foi sendo convidada como food stylist para diversas publicações de receitas culinárias, o que a levou para Munique, e a estabelecer-se como freelancer na produção de conteúdos digitais nesta mesma área, para várias empresas nacionais e internacionais.

A Ana gosta de cães, chãos bonitos, cafetarias e continua apaixonada pela cidade Invicta, mesmo que viva actualmente na capital. 

A sua belíssima conta de instagram confirmará as nossas afirmações!

E se crescer água na boca, algumas das receitas lá publicadas podem ser consultadas aqui.

Como vieste a tornar-te food stylist e criadora de conteúdos?

Aconteceu tudo assim um bocadinho por acaso. Tenho formação em cozinha e em design de cenografia, sou apaixonada pelas duas áreas e esta foi a forma de unir as duas. Comecei com um blogue em tom de brincadeira, o que levou a propostas profissionais e quase sem perceber estava a trabalhar como food stylist e criadora de conteúdos a tempo inteiro!

Concentração vs procrastinação… qual é a tua receita para a produtividade?

Provavelmente uma não existe sem a outra. Acredito que ninguém consegue estar concentrado numa só tarefa horas fio. No meu caso, quando percebo que o nível de produtividade/concentração está baixar prefiro parar e mudar para outra atividade, e voltar à primeira com um olhar fresco e descansado. O meu lema é work smart.

Revela-nos o que costumas ter em cima da tua secretária de trabalho, num dia perfeitamente normal

Chá…tenho sempre um bule de chá ao meu lado (neste momento estou numa fase de chá de menta).

Que livros mais te influenciaram na tua vida profissional?

No meu caso sou mais influenciada por imagens do que por palavras, apesar de ler sobre gastronomia, food culture, food design e afins, a minha maior influência é audiovisual: fotografia e vídeo. Apesar de trabalhar com comida pesquiso imagens em diferentes áreas como moda, arquitetura, artes plásticas, entre outras.

Quais são os teus canais de comunicação de eleição que usas para fazer conhecer o teu trabalho?

Neste momento o principal é o Instagram, é a forma mais imediata e acessível para chegar a pessoas e criar uma pequena comunidade. No entanto, exige imenso trabalho e dedicação, é preciso criar uma presença constante, criar conteúdos apelativos e interagir com outras comunidades. Também tenho um portfólio online em estilo website, para quem queira conhecer o meu trabalho fora do conteúdo publicado nas redes sociais.

Que princípios te regem quando atribuis um preço ao teu trabalho ou negoceias com um cliente?

Encontrar um valor justo para mim e para o cliente é um dos maiores desafios, acho que todos os freelancers vivem nesta agonia. O melhor método para mim é ser transparente com o cliente, explicar as horas de trabalho que determinado projecto exige e os recursos necessários. Desta forma torna-se mais fácil negociar e chegar a um acordo que seja proveitoso para ambas as partes.

Conta-nos qual foi a tua primeira crise enquanto empreendedora.

Já passei por algumas crises, faz parte do processo. Não consigo precisar qual foi a primeira, sendo que já lá vão algumas…mas há um ditado tradicional que encaixa que nem uma luva naqueles momentos menos bons: “não há mal que sempre dure, nem bem que não acabe”, o melhor é respirar fundo perceber o que está a correr mal e tentar encontrar uma solução.

O que está, para ti, a seguir à próxima curva?

Nestes tempos exóticos que vivemos estou mesmo a tentar viver um dia de cada vez, o que parece mais fácil do que realmente é! Gostava de desenvolver um projecto na área do Food Design, ultimamente tenho pesquisado bastante nesta área.

Que apps / software fazem de ti uma super-mulher?

A app que mais uso (profissionalmente mas pessoalmente) é o google maps, para mim uma das melhores invenções de sempre, sendo que dantes passava a vida a perder-me e por consequência a chegar atrasada a trabalhos. Uso imenso o Pinterest para pesquisa de imagens, inspiração e construção de moodboards. Por último o vsco para quando é necessário editar fotografias rapidamente.

Quais foram as maiores lições que aprendeste, nestes anos enquanto empreendedora e freelancer?

A mais importante mas também a menos sexy é a aprender a gerir o dinheiro, algo que não era muito intuitivo para mim. Outra lição importante é aprender a valorizar o meu  tempo, o tempo é o bem mais precioso que temos e no passado não valorizava o tempo necessário para realizar um projecto e o impacto que isso teria no meu tempo livre.

O CRU Spotlight é um rubrica de pequenas entrevistas a pessoas da comunidade CRU, com foco em aspectos da sua vida profissional como independentes no sector das Indústrias Criativas.

Texto: Tânia Santos Edição: Rossana Fonseca Fotografias: cortesia Ana Novais

cru_admin

Author cru_admin

More posts by cru_admin

Leave a Reply