Oradores

Fátima São Simão e Diogo Morais Oliveira

Data / Hora

19 Março 2019 | 18h

Local

CRU Cowork

Idioma

PT / EN

Entrada

Gratuita com inscrição obrigatória

DESCRIÇÃO

Alguma vez criaste algo e querias que os outros soubessem que não te importavas que eles usassem e partilhassem o teu trabalho? Procuras conteúdos gratuitos on-line que possa usar legalmente?

As licenças CC respondem a estas questões de uma forma legal e prática. Nesta sessão iremos falar sobre o que são as licenças de direito de autor e os instrumentos de domínio público desenvolvidos pela Creative Commons, de que forma e que cuidados deves ter antes de licencias ou utilizar materiais licenciados com CC e iremos discutir modelos de negócio que utilizam licenças CC.

ORADORES

DIOGO MORAIS OLIVEIRA

Advogado

Diogo Morais Oliveira

Licenciou-se em Direito na Universidade Nova, tendo sido admitido, em 2009, no programa de Mestrado Europeu em Direitos Humanos e Democracia, onde se dedicou ao estudo dos direitos culturais, tendo defendido a tese “Education as an intervention strategy to empower children”. Foi bolseiro do CEDIS/FDUNL na Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas e no Observatório de Legislação Portuguesa e membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Esposende (2014-2018). É advogado, consultor jurídico do DÍNAMO10 em matérias de propriedade intelectual e membro da Creative Commons Portugal. Desenvolveu projectos educativos, ligados ao activismo social em defesa dos direitos humanos, sendo, actualmente, coordenador do “CC Local Point”, um ponto de contacto físico no DÍNAMO 10 dirigido à comunidade, onde se pretende garantir um acesso sólido e prático sobre a utilização das licenças creative commons.

FÁTIMA SÃO SIMÃO

Directora de Desenvolvimento do UPTEC

Fátima São Simão (Porto, 1981) é directora de desenvolvimento do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Para além disso, foi coordenadora executiva do futureplaces.org – medialab para a cidadania do programa UTAustin-Portugal Colab e é membro da Creative Commons Portugal desde 2013, tendo sido responsável pela coordenação dos projectos Creative Commons Toolkit for Business e Copywrong (performance). Completou a sua licenciatura em Economia (Faculdade de Economia do Porto) e o mestrado em Gestão e Política Cultural (City University of London). Enquanto estudante, foi presidente do Teatro Universitário do Porto (TUP) e colaborou enquanto actriz em várias produções de teatro e cinema. Desde então, apoia artistas e criativos na estruturação e desenvolvimento dos seus projectos. Actualmente, termina o seu doutoramento na Faculdade de Belas Artes da UP, onde investiga o direito de autor enquanto instrumento político e estratégico para a criação de valor económico e cultural.

cru_admin

Author cru_admin

More posts by cru_admin

Leave a Reply