Sónia Borges dá-nos a ver desenhos que refletem histórias, pensamentos e memórias, que saltam das páginas do caderno que a acompanha no seu caminho. Este registo mais imediato revela-nos um gesto em contraponto com as ilustrações trabalhadas em composições mais detalhadas num outro tempo, sempre no traçado da linha desenhada pela caneta Pilot 0.4.

“Há ainda muitas histórias para ilustrar e projetos para realizar, acreditando que o livro enquanto objeto, ilustração e escrita, é essencial para crianças e adultos para potenciar a criatividade, imaginação, conhecimento, sentido crítico, horizontes, e nunca deixar de sonhar”.

Iniciado em Mirandela em 1981, o caminho de Sónia Borges passou pela Faculdade de Belas Artes do Porto onde se licenciou em Pintura, cidade onde continua a percorrer trilhos no seu papel de ilustradora freelancer e de artista-educadora no Museu de Serralves, onde também ilustra e concebe as folhas de atividades para famílias sobre as exposições. Conta com vários livros publicados, como O Riscas e A Menina Triste, cujo texto e ilustração são seus, e Vermelho de dar Dó, um livro-CD do Brasil com texto e música de Cristiano Gouveia. Desenvolve outros projetos de ilustração, como Where is Mister M?, um boneco que viaja pelo mundo, de mão em mão, partilhando fotografias do seu percurso e coleccionando histórias, lugares e pessoas.

Atravessada pela necessidade de desenhar como forma de resistência, e de resiliência no papel de contadora de histórias desenhadas, TEIMOSIA DE TENTAR apresenta ainda o livro de artista Gosto De Ti, e um conjunto de objetos, ilustrações e livros da artista.

Leave a Reply