Um hub criativo

no quarteirão artístico da cidade

A CRU Cowork é um hub criativo localizado no coração do quarteirão artístico do Porto – Miguel Bombarda. Foi em 2012 que abrimos portas, fruto de um sonho ousado e com um modelo colaborativo inovador: imaginámos a CRU como um epicentro, que atraísse até si pessoas talentosas, motivadas e criativas e que de um convívio diário se formasse uma verdadeira comunidade. 

Também imaginámos que nesse hub os criativos pudessem trabalhar (cowork), expor (galeria) e vender (loja) o seu trabalho criativo, servindo tanto como plataforma de lançamento de marcas e autores independentes, como de porto de abrigo a todos quantos se sentem bem imersos num ambiente de criatividade.

Assim, ainda que tivéssemos criado um dos primeiros espaços colaborativos do Porto, nunca considerámos a CRU apenas um cowork. Assumimos, sim, que a CRU é um hub que engloba e interliga várias esferas das actividades criativas, que se preocupa com o seu impacto social e com uma missão de sensibilização em torno da criação artística e criativa. 

Por sempre termos feito parte do ecossistema criativo da cidade, apercebemo-nos de forma muito orgânica daquelas que são as principais necessidades e aspirações da classe criativa e é com base nesses insights que construímos aquilo que são actualmente as nossas instalações físicas, a nossa programação e… a nossa atitude.

Equipa

A nossa equipa é um exemplo do melting pot de competências que nos esforçamos por representar. Da psicologia à música, das artes plásticas à informática, passando pela economia e pela fotografia: somos um conjunto de pessoas com perfis transdisciplinares e flexíveis, mas com uma vontade em comum: apoiar os criativos, trazendo-lhes valor, para que possam prosperar nas suas atividades profissionais.

Tânia Santos

Founder / Manager

Miguel Ferreira

Co-Founder / Events Manager

Virgínia França

Store Manager

Mónica Lacerda

Community Manager

Comunidade e Rede

No CRU temos cerca de 40 criativ@s que trabalham diariamente no nosso espaço e são 50 o número de marcas representadas na nossa loja. A nossa comunidade conta com cerca de 100 pessoas e a nossa rede ultrapassa as 250. Esta rede inclui coworkers, designers e empreendedor@s cujas marcas estão presentes na nossa loja, parceir@s, experts e formador@s que colaboram connosco.

Na maioria somos freelancers e solopreneurs na área das indústrias culturais e criativas. Design, arquitectura, fotografia, ilustração, encenação, jornalismo, tradução, marketing, desenvolvimento de software e vídeo são actividades que temos por cá. No entanto, o nosso ecossistema é diverso e conta também com profissionais das esferas do desenvolvimento de negócios, tecnologia e ciências sociais.

  • all
  • Resident
  • Community
  • Network